top of page
alovocgarenod

Download Liberty in Eclipse: baixe o livro de William Norman Grigg sobre a perda das liberdades civi



Como baixar o Liberty no Eclipse




Se você for um desenvolvedor Java EE, pode estar interessado em usar Liberty e Eclipse como seu ambiente de desenvolvimento. O Liberty é um servidor de aplicativos leve e flexível que suporta os mais recentes padrões e microsserviços Java EE. O Eclipse é um IDE popular e poderoso que fornece ferramentas para edição, depuração, teste e implementação de aplicativos Java EE. Neste artigo, você aprenderá o que são Liberty e Eclipse, por que são úteis para o desenvolvimento Java EE, como instalá-los e como usá-los.




download liberty in eclipse



O que é Liberdade e Eclipse?




Liberty e Eclipse são dois produtos de software que podem ajudá-lo a desenvolver aplicativos Java EE. Vamos ver o que são e o que podem fazer.


Liberdade




O Liberty é um servidor de aplicativos pronto para produção projetado para desenvolvedores. Faz parte da família de produtos WebSphere da IBM. Ele suporta os padrões Java EE mais recentes, como Java EE 8 e Jakarta EE 9, bem como arquiteturas de microsserviços, como MicroProfile e Spring Boot. Ele também se integra a plataformas de nuvem, como IBM Cloud e Kubernetes. O Liberty é rápido, leve, modular e flexível. Você pode começar com um núcleo mínimo e adicionar apenas os recursos necessários. Você também pode atualizar seus aplicativos e configurações sem reiniciar o servidor, graças aos seus recursos de atualização dinâmica.


Eclipse




O Eclipse é um IDE de software livre que oferece suporte a várias linguagens de programação, como Java, C/C++, PHP, Python e muito mais. Possui um rico conjunto de plug-ins que estendem sua funcionalidade e se integram a várias ferramentas e estruturas. Para desenvolvimento Java EE, você pode usar o pacote Eclipse IDE for Enterprise Java Developers, que inclui ferramentas para edição, depuração, teste e implementação de aplicativos Java EE. Você também pode instalar o plug-in WebSphere Developer Tools, que fornece ferramentas para trabalhar com servidores e aplicativos Liberty.


Por que usar Liberty e Eclipse para desenvolvimento Java EE?




Liberty e Eclipse formam uma ótima combinação para desenvolver aplicativos Java EE. Aqui estão alguns dos benefícios de usá-los:


Benefícios da Liberdade




  • É fácil de instalar e configurar. Você pode baixar um arquivo ZIP ou usar Maven, Gradle ou Docker para instalá-lo. Você também pode usar o comando featureUtility para instalar recursos adicionais do Repositório Liberty.



  • É rápido e leve. Tem uma pegada pequena e baixo consumo de memória. Inicia-se rapidamente e funciona de forma eficiente.



  • É flexível e modular. Você pode personalizar seu servidor adicionando apenas os recursos necessários. Você também pode criar vários servidores com diferentes configurações para diferentes finalidades.



  • É dinâmico e responsivo. Você pode atualizar seus aplicativos e configurações sem reiniciar o servidor. Você também pode usar recursos de implantação ativa e teste dinâmico para acelerar seu ciclo de desenvolvimento.



  • É compatível e compatível. Ele suporta os mais recentes padrões Java EE e arquiteturas de microsserviços. Ele também roda em várias plataformas, como Windows, Linux, Mac OS X, IBM Cloud, Kubernetes, Docker, etc.



Benefícios do Eclipse




  • É poderoso e versátil. Possui um rico conjunto de recursos que suportam vários aspectos do desenvolvimento de software, como edição, depuração, teste, refatoração, geração de código, análise de código, controle de versão, etc.



  • É extensível e personalizável. Possui um grande número de plugins que agregam mais funcionalidade e integração com diversas ferramentas e frameworks. Você também pode criar seus próprios plugins e personalizar suas preferências e configurações.



  • É integrado e colaborativo. Ele possui ferramentas que funcionam bem com servidores e aplicativos Liberty, como o plug-in WebSphere Developer Tools. Você também pode usar ferramentas que suportam colaboração em equipe, como Git, SVN, Maven, Gradle, etc.



Como instalar o Liberty e o Eclipse?




Para usar Liberty e Eclipse para desenvolvimento Java EE, você precisa instalá-los em seu computador. Aqui estão os passos a seguir:


Configurar diretórios de instalação




Primeiro, você precisa criar dois diretórios em seu computador: um para o Liberty e outro para o Eclipse. Por exemplo, você pode criar os seguintes diretórios:


C:\Liberty C:\Eclipse


Você pode escolher qualquer local e nome para seus diretórios, mas certifique-se de ter espaço em disco suficiente e permissões de gravação.


Instalar um JDK




Em seguida, você precisa instalar um Java Development Kit (JDK) em seu computador. Você pode usar qualquer JDK compatível com Liberty e Eclipse, como OpenJDK, Oracle JDK, IBM JDK, etc. Por exemplo, você pode baixar e instalar o OpenJDK 11 de . Certifique-se de definir a variável de ambiente JAVA_HOME para apontar para o diretório de instalação do JDK.


Instalar Perfil Liberty




Então, você precisa instalar o Liberty Profile no seu computador. Você pode baixar um arquivo ZIP de que contém o núcleo do Liberty e alguns recursos. Por exemplo, você pode fazer download do arquivo ZIP webProfile9 que suporta Java EE 9 Web Profile. Extraia o arquivo ZIP para o diretório de instalação do Liberty (por exemplo, C:\Liberty). Você deve ver uma pasta wlp que contém o tempo de execução do Liberty.


Instalar o Eclipse




Depois disso, você precisa instalar o Eclipse no seu computador. Você pode baixar um instalador de que permite escolher o pacote Eclipse que você deseja. Para desenvolvimento Java EE, você pode escolher o pacote Eclipse IDE for Enterprise Java Developers. Execute o instalador e selecione o diretório de instalação do Eclipse (por exemplo, C:\Eclipse). Você deve ver uma pasta eclipse que contém o Eclipse IDE.


Instale as ferramentas do desenvolvedor do WebSphere




Por fim, você precisa instalar o plug-in do WebSphere Developer Tools em seu Eclipse IDE.Este plug-in fornece ferramentas para trabalhar com servidores e aplicativos Liberty. Para instalá-lo, siga estas etapas:


  • Abra o Eclipse e vá para Ajuda > Instalar novo software.



  • No campo Trabalhar com, insira e pressione Enter.



  • Selecione a opção WebSphere Developer Tools e clique em Avançar.



  • Siga as instruções para completar a instalação.



  • Reinicie o Eclipse quando solicitado.



Instale o Liberty Server no Eclipse




Agora que você instalou o Liberty Profile e o plug-in do WebSphere Developer Tools, pode instalar um servidor Liberty em seu Eclipse IDE. Para fazer isso, siga estas etapas:


  • No Eclipse, vá para Window > Show View > Other.



  • Na caixa de diálogo Mostrar visualização, expanda Servidor e selecione Servidores. Clique em Abrir.



  • Na visualização Servidores, clique com o botão direito do mouse e selecione Novo > Servidor.



  • No diálogo Novo Servidor, expanda IBM e selecione WebSphere Application Server Liberty. Clique em Avançar.



  • Na página Server Runtime Environment, clique em Browse e selecione o diretório de instalação do Liberty (por exemplo, C:\Liberty\wlp). Clique OK.



  • No campo Nome do servidor, insira um nome para o seu servidor (por exemplo, LibertyServer). Clique em Avançar.



  • Na página Adicionar e remover, clique em Concluir.



Você deve ver seu servidor Liberty na visualização Servidores. Você pode iniciá-lo, pará-lo ou reiniciá-lo clicando com o botão direito nele e selecionando a opção apropriada.


Como usar Liberty e Eclipse para desenvolvimento Java EE?




Agora você está pronto para usar o Liberty e o Eclipse para desenvolvimento Java EE. Aqui estão algumas das tarefas que você pode executar:


Criar um servidor Liberty




Você pode criar vários servidores Liberty com diferentes configurações para diferentes propósitos. Por exemplo, você pode criar um servidor que suporte Jakarta EE 9 Full Platform adicionando os recursos necessários. Para criar um servidor Liberty, siga estas etapas:


  • No Eclipse, vá para Arquivo > Novo > Outro.



  • Na caixa de diálogo Novo, expanda Servidor e selecione Servidor. Clique em Avançar.



  • No diálogo Novo Servidor, expanda IBM e selecione WebSphere Application Server Liberty. Clique em Avançar.



  • Na página Server Runtime Environment, clique em Browse e selecione o diretório de instalação do Liberty (por exemplo, C:\Liberty\wlp). Clique OK.



  • No campo Nome do servidor, insira um nome para o seu servidor (por exemplo, JakartaServer). Clique em Avançar.



  • Na página Configuração, clique em Novo para criar um novo arquivo de configuração do servidor.



  • Na caixa de diálogo Novo arquivo de configuração do servidor, digite um nome para o seu arquivo (por exemplo, jakarta.xml). Clique OK.



  • Na seção Recursos, clique em Adicionar para adicionar recursos à configuração do servidor.



  • Na caixa de diálogo Adicionar recursos, selecione os recursos que deseja adicionar ao seu servidor. Por exemplo, você pode selecionar jakartaee-9.0 para suportar Jakarta EE 9 Full Platform. Clique OK.



  • Na página Configuração, clique em Concluir.



  • Na página Adicionar e remover, clique em Concluir.



Você deve ver seu servidor Liberty na visualização Servidores. Você pode iniciá-lo, pará-lo ou reiniciá-lo clicando com o botão direito nele e selecionando a opção apropriada.


Criar um projeto Java EE




Você pode criar vários tipos de projetos Java EE no Eclipse, como projetos da web, projetos EJB, projetos de aplicativos corporativos, etc. Por exemplo, você pode criar um projeto da web que contém um servlet e uma página JSP. Para criar um projeto Java EE, siga estas etapas:


  • No Eclipse, vá para Arquivo > Novo > Projeto da Web Dinâmico.



  • Na caixa de diálogo New Dynamic Web Project, insira um nome para o seu projeto (por exemplo, HelloWorld). Clique em Avançar.



  • Na página Target Runtime, selecione seu servidor Liberty (por exemplo, JakartaServer) como o runtime de destino. Clique em Avançar.



  • Na página Módulo da Web, selecione Gerar descritor de implementação web.xml. Clique em Concluir.



Você deve ver seu projeto da web na visualização Project Explorer. Você pode expandi-lo para ver seu conteúdo, como pasta src, pasta WebContent, arquivo web.xml, etc.


Implantar e executar o projeto no Liberty Server




Você pode implementar e executar seu projeto Java EE em seu servidor Liberty no Eclipse.Por exemplo, você pode implementar e executar seu projeto da web que contém um servlet e uma página JSP. Para implantar e executar seu projeto no servidor Liberty, siga estas etapas:


  • No Eclipse, vá para Window > Show View > Other.



  • Na caixa de diálogo Mostrar visualização, expanda Servidor e selecione Servidores. Clique em Abrir.



  • Na visualização Servidores, clique com o botão direito do mouse em seu servidor Liberty (por exemplo, JakartaServer) e selecione Adicionar e remover.



  • Na caixa de diálogo Adicionar e remover, selecione seu projeto (por exemplo, HelloWorld) na lista Disponível e clique em Adicionar >. Clique em Concluir.



  • Clique com o botão direito do mouse em seu servidor Liberty novamente e selecione Iniciar.



Seu projeto deve ser implantado e executado em seu servidor Liberty. Você pode verificar a exibição do console para ver a saída do seu servidor. Você também pode abrir um navegador da Web e inserir para ver seu projeto da web em ação.


Depurar e testar o projeto no Liberty Server




Você pode depurar e testar seu projeto Java EE em seu servidor Liberty no Eclipse. Por exemplo, você pode depurar e testar seu servlet e página JSP em seu projeto da web. Para depurar e testar seu projeto no servidor Liberty, siga estas etapas:


  • No Eclipse, vá para Window > Show View > Other.



  • Na caixa de diálogo Mostrar visualização, expanda Servidor e selecione Servidores. Clique em Abrir.



  • Clique com o botão direito do mouse em seu servidor Liberty (por exemplo, JakartaServer) e selecione Depurar.



Seu projeto deve ser implementado e executado em seu servidor Liberty no modo de depuração. Você pode verificar a exibição do console para ver a saída do seu servidor. Você também pode abrir um navegador da Web e inserir para ver seu projeto da web em ação.


Para depurar seu servlet ou página JSP, você pode definir pontos de interrupção em seu código clicando duas vezes na margem esquerda do editor. Você também pode usar a visualização Debug para controlar a execução de seu código e inspecionar variáveis e expressões. Você pode usar a exibição Variáveis para ver os valores das variáveis em diferentes escopos. Você pode usar a exibição Breakpoints para gerenciar seus pontos de interrupção e ativá-los ou desativá-los.Você pode usar a exibição Expressões para avaliar expressões no contexto do quadro de pilha atual.


Para testar seu servlet ou página JSP, você pode usar a estrutura JUnit para escrever e executar testes de unidade. Você também pode usar o plug-in Web Tools Platform (WTP) para criar e executar testes da Web. Para criar um teste JUnit, siga estas etapas:


  • No Eclipse, vá para Arquivo > Novo > Caso de teste JUnit.



  • Na caixa de diálogo New JUnit Test Case, insira um nome para sua classe de teste (por exemplo, HelloWorldTest). Clique em Avançar.



  • Na página Class Under Test, clique em Browse e selecione seu servlet ou classe JSP (por exemplo, HelloWorldServlet). Clique OK.



  • Na caixa de diálogo Novo caso de teste JUnit, selecione os métodos que deseja testar (por exemplo, doGet). Clique em Concluir.



Você deve ver sua classe de teste JUnit na visualização Project Explorer. Você pode escrever seu código de teste nos métodos de teste usando a API JUnit. Para executar seu teste JUnit, clique com o botão direito do mouse em sua classe de teste e selecione Executar como > Teste JUnit. Você deve ver os resultados de seu teste na visualização JUnit.


Para criar um teste da web, siga estas etapas:


  • No Eclipse, vá para Arquivo > Novo > Outro.



  • Na caixa de diálogo Novo, expanda Web e selecione Teste da Web. Clique em Avançar.



  • Na caixa de diálogo Novo teste da Web, insira um nome para seu teste da Web (por exemplo, HelloWorldWebTest). Clique em Avançar.



  • No Editor de teste da Web, clique em Incluir para incluir uma nova solicitação em seu teste da Web.



  • Na visualização Request Properties, insira a URL de seu servlet ou página JSP (por exemplo, Clique OK.



  • No Editor de teste da Web, clique em Executar para executar seu teste da Web. Você deve ver os resultados de seu teste da web na exibição Resultados do teste da web.



Conclusão




Neste artigo, você aprendeu como fazer download do Liberty e Eclipse e usá-los para desenvolvimento Java EE. Você aprendeu o que são Liberty e Eclipse, por que eles são úteis para o desenvolvimento Java EE, como instalá-los e como usá-los. Você também aprendeu como criar, implementar, executar, depurar e testar projetos Java EE em servidores Liberty no Eclipse.Você pode usar Liberty e Eclipse como seu ambiente de desenvolvimento para criar aplicativos Java EE que são rápidos, leves, flexíveis, dinâmicos, compatíveis e compatíveis.


perguntas frequentes




  • P: Como posso atualizar o Perfil Liberty?



  • R: Você pode usar o comando featureUtility para atualizar o Liberty Profile do Liberty Repository. Por exemplo, você pode executar atualização do featureUtility para atualizar todos os recursos instalados ou featureUtility installFeature featureName para instalar um recurso específico.



  • P: Como posso alterar o número da porta do Liberty Server?



  • R: Você pode alterar o número da porta do Liberty Server editando o arquivo server.xml no diretório de configuração do servidor (por exemplo, C:\Liberty\wlp\usr\servers\JakartaServer). Você pode alterar o valor do atributo httpPort no elemento httpEndpoint. Por exemplo, você pode alterar httpPort="9080" para httpPort="8080".



  • P: Como posso adicionar uma conexão de banco de dados ao Liberty Server?



  • R: Você pode adicionar uma conexão de banco de dados ao Liberty Server adicionando um elemento dataSource em seu arquivo server.xml. Você precisa especificar as propriedades de sua conexão de banco de dados, como driverClassName, url, usuário, senha, etc. Por exemplo, você pode adicionar <dataSource id="myDataSource" jndiName="jdbc/myDataSource"> <jdbcDriver libraryRef="myJDBCLib"/> <properties databaseName="myDB" serverName="localhost" portNumber="3306" user="root" password="root"/> </dataSource> para se conectar a um banco de dados MySQL. Você também precisa adicionar um elemento de biblioteca que faça referência ao arquivo jar do driver JDBC. Por exemplo, você pode adicionar <library id="myJDBCLib"> <fileset dir="C:\Liberty\wlp\usr\servers\JakartaServer\resources" includes="mysql-connector-java-8.0.26.jar"/> </library> para fazer referência ao arquivo jar do driver MySQL JDBC.



  • P: Como posso criar um serviço web RESTful no Liberty Server?



  • R: Você pode criar um serviço web RESTful no Liberty Server usando a API JAX-RS. Você precisa incluir o recurso jaxrs-2.1 em seu arquivo server.xml. Por exemplo, você pode adicionar <featureManager> <feature>jaxrs-2.1</feature> </featureManager> para ativar a API JAX-RS. Você também precisa criar uma classe Java anotada com @Path e @Produces. Você pode usar @GET, @POST, @PUT, @DELETE, etc. para definir os métodos HTTP para seu serviço da web. Você pode usar @PathParam, @QueryParam, @FormParam, etc. para acessar os parâmetros do seu serviço web.Por exemplo, você pode criar uma classe HelloWorldResource que retorna uma mensagem de saudação como um objeto JSON. @Path("/hello") @Produces(MediaType.APPLICATION_JSON) public class HelloWorldResource @GET public JsonObject sayHello(@QueryParam("name") String name) JsonObjectBuilder builder = Json.createObjectBuilder(); builder.add("mensagem", "Olá, " + nome + "!"); return builder.build(); Você também precisa criar uma subclasse Application que registre sua classe de recurso. Por exemplo, você pode criar uma classe HelloWorldApplication que estende Application. public class HelloWorldApplication extends Application @Override public Set> getClasses() Definir> classes = new HashSet(); classes.add(HelloWorldResource.class); aulas de retorno; Você também precisa incluir um arquivo web.xml em sua pasta WebContent/WEB-INF que especifica o mapeamento de servlet para sua classe de aplicativo. Por exemplo, você pode adicionar <web-app> <servlet> <servlet-name>HelloWorldApplication</servlet-name> <servlet-class>javax.ws.rs.core.Application</servlet-class> </servlet> <servlet-mapping> <servlet-name>HelloWorldApplication</servlet-name> <url-pattern>/rest/*</url-pattern> </servlet-mapping> </web-app> para mapear sua classe de aplicativo para o padrão de URL /rest.



  • P: Como posso proteger meu Liberty Server?



  • R: Você pode proteger seu Liberty Server usando os recursos de segurança fornecidos pelo Liberty Profile. Você pode usar o comando securityUtility para criar e gerenciar registros e certificados do usuário. Você também pode usar os elementos de segurança em seu arquivo server.xml para definir configurações de segurança, como ssl, keyStore, userRegistry, autenticação, autorização, etc. Por exemplo, você pode adicionar <ssl id="defaultSSLConfig" keyStoreRef="defaultKeyStore" trustStoreRef="defaultTrustStore"/> <keyStore id="defaultKeyStore" password="password"/> <keyStore id="defaultTrustStore" password="password"/> para habilitar o SSL para o seu servidor. Você também pode adicionar <basicRegistry id="basic" realm="BasicRealm"> <user name="admin" password="adminpwd"/> <user name="user" password="userpwd"/> </basicRegistry> para criar um registro de usuário básico para seu servidor. Você também pode adicionar <httpEndpoint id="defaultHttpEndpoint" host="*" httpPort="9080" httpsPort="9443"> <httpOptions http2="enabled"/> </httpEndpoint> para habilitar HTTP/2 para seu servidor.



0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Baixe o zoom m

Baixar Zoom M: um guia para iniciantes Se você está procurando uma maneira conveniente e confiável de se comunicar com seus colegas,...

Comentarios


bottom of page